sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Minhas Expectativas Para os Próximos Modelos de PS5 em 2023

Estamos em 2023 e eu ainda estou jogando num PS4 Slim. A vontade de migrar para a nova geração é grande, mas sei essa decisão precisa ser inteligente e estratégica. O próximo console que eu pegar ficará na minha estante pelos próximos 7-10 anos, então, é importante que essa escolha não seja precipitada, para não me arrepender depois.

O PS5 está no mercado há mais de dois anos e, desde o início, algo que sempre me incomodou nesse console foi sua aparência. Me parece difícil de limpar, desajeitado, grande demais e depende de um suporte para ficar em pé, tanto na vertical quanto na horizontal. Claro que roda tudo no talo, mas se eu me preocupasse só com números, ainda estaria jogando no PC. Quero um aparelho para o qual eu olhe e goste, e o PS5 em seu modelo Fat não me passa essa sensação.

Os boatos são de que, neste ano de 2023, um novo modelo de PS5 chegará ao mercado. Ainda não ficou claro se será uma única versão revisada do console, ou se, novamente, teremos dois novos aparelhos: um Slim e um Pro.

Eu particularmente ficaria feliz se nesta geração não houvessem consoles "Pro", nem do lado da Sony, nem da Microsoft. Explico o porquê.

Quero ver esse LED aumentar o desempenho em 20%, hein, dona Sony?

Do ponto de vista das empresas, ter muitas plataformas para otimizar seu jogo dificulta que ele chegue redondinho extraindo o máximo que cada aparelho tem a oferecer. Se só existir "um" PS5, é com aquele hardware que os desenvolvedores terão que trabalhar, e com certeza o resultado será um jogo mais refinado e que tira o máximo proveito da máquina.

Do lado do consumidor, a gente nunca fica satisfeito, pois se temos o console mais fraco, achamos que o jogo não está bonito o suficiente, e se temos o mais forte, achamos que "poderia ser melhor" e que a diferença é tão pequena que não valeu o investimento. Somos eternos descontentes.

Não apenas isso, mas a grande maioria das pessoas compra a plataforma base, pois não tem condições de comprar a versão mais cara. Então, a cada novo jogo, sempre surge aquela preocupação: "será que o jogo vai rodar bem no meu console base"?

Sinto saudades da época do PS3, onde o jogo "ser lançado para PS3" era o que me bastava. Agora fico ansioso em saber se meu console "vai dar conta", igual o pessoal do PC que fica preocupado se a máquina atenderá os requisitos daquele lançamento tão aguardado.

Com tudo isso em mente, eu até cogito fazer um esforço a mais e pegar logo um PS5 Pro, se ele vier a existir. Para quem está num PS4 Slim, preocupado a cada novo jogo crossgen que é lançado, mover para a versão mais parruda do console de nova geração seria um deleite.

Só que aí, esbarro numa questão chamada vida adulta. Agora, há outras prioridades para o dinheiro e, às vezes, uma compra dessas se torna impeditiva, especialmente quando se mora no Brasil, onde eu não duvido ver a Sony praticando o preço oficial de um PS5 Pro na casa dos 6 mil reais, considerando os impostos que temos por aqui.

Não acredito que a Sony faria um PS5 Pro como "única" nova versão do PS5. Isso soaria como uma nova geração, como um PS6. Então, minha aposta é: ou teremos PS5 Slim e Pro, ou teremos apenas PS5 Slim.

Daqui há um tempo, quando o console lançar, vamos olhar pra isso e dar risada, hahaha.

A presença de um Slim sozinho no mercado me anima, pois significa queda no preço. Não faz sentido lançar um console menor e cobrar a mesma coisa. Então, se o novo e único PS5 for o Slim, reduzido em tamanho, mas com o mesmo hardware do original, tenho esperança num preço menor. Comprar o console na casa dos 3 mil reais e não existir uma versão Pro para me preocupar sobre a qualidade do que vou jogar seria um sonho.

Se a Sony repetir o que fez na geração passada e lançar um PS5 Slim e um Pro, aí vai ser complicado. O Slim provavelmente irá se encaixar no meu orçamento, mas a existência do Pro significa aquela diferença de qualidade da qual falei acima. Migrar de um Slim para outro Slim me parece uma solução apenas temporária, mas não definitiva. No próximo período crossgen a preocupação começará de novo. E eu não queria ter de passar por isso outra vez.

No fim das contas, também não espero ver redução de preço no atual modelo "Fat" do PS5. Se um substituto Slim vier sozinho, o Slim virá mais barato, e o atual continuará custando a mesma coisa. Se um Pro e um Slim chegarem juntos, também não vislumbro nenhuma oferta milagrosa de PS5 Fat, devido à oferta e procura. Ainda há pouco estoque desse console nas lojas, com muita gente querendo. Ele sempre vai vender a preço cheio, não tem choro. A gente depende da redução de preço oficial da Sony

E assim, sigo indeciso e ansioso, pois 2023 é ano de Marvel's Spider-Man 2 e quero jogar essa belezinha o quanto antes possível. Mas preciso que a Sony dê um direcionamento e revele logo o quê está planejando - e sigo na torcida para ver um preço menor e a ausência de um modelo Pro nesta geração.

Quais são seus palpites? E qual versão do console você compraria? Deixa aí nos comentários, vamos trocar uma ideia.

Abraços!