Há um tempo atrás eu fiz um post com sugestões de melhorias para a coletânea Sonic Origins, coisas que nós fãs adoraríamos ver no jogo e que ficaram de fora em seu lançamento.
Eis que a Sega anunciou, no dia 23 de março de 2023, uma nova versão da coletânea, intitulada Sonic Origins Plus, trazendo mais conteúdo e fazendo algumas daquelas sugestões virarem realidade.
Claro que a Sega não leu meu texto aqui no Conversa de Gamer (ou talvez leu?), mas sei que, quando sugeri aquilo, falei em nome da maioria dos fãs. E a Sega conhece seu fandom, portanto, essa dose extra de fan service foi de muito bom gosto - embora, convenhamos, era nesse estado que a coletânea deveria ter sido lançada desde o início.
Vejamos o que há de novo em Sonic Origins Plus:
Logo de cara, temos Amy jogável! Nada mais, nada menos que o primeiro item da minha lista de sugestões. Podia ter o Metal Sonic também, mas é legal vermos Amy jogável de maneira oficial, num jogo oficial, sem ser hack ou mod. Pela primeira vez, a ouriço rosa será jogável num game 2D com seu visual clássico!
Até então, tínhamos visto esse visual dela em 2D apenas em Sonic CD, quando era sequestrada por Metal Sonic. Em 3D, ela havia aparecido com esse visual em Sonic The Fighters. E ela já havia sido jogável em 2D na saga Advance para GBA, mas lá ela já tinha seu visual moderno.
Nessa onda de personagens jogáveis, o Knuckles também ficará disponível em Sonic CD - sua ausência nesse título era uma falha gravíssima da versão original da coletânea. E esse era o item 2 da lista. Obrigado, Sega.
Na minha lista eu também havia sugerido um boss rush hard, ou seja, um modo boss rush com os cenários dificultados, a exemplo de uma missão que já tem na coletânea principal. Pelo que dá para deduzir do trailer, não teremos "exatamente" isso, mas novos desafios estarão disponíveis. Espero que, dentre eles, haja mais versões dificultadas de chefes conhecidos.
Por fim, e não menos importante, teremos mais jogos disponíveis. Os 16 títulos de Game Gear serão adicionados à coleção, mas por emulação, isto é, não terão o tratamento de widescreen que os jogos de 16-bits receberam. Bem, já é alguma coisa.
Essa adição de jogos deixa Sonic Origins num patamar interessante entre as coleções de Sonic já lançadas pela Sega. Até o momento, Sonic Origins poderia ser visto como um Sonic Jam moderno. Para quem não sabe, Sonic Jam foi uma coletânea lançada para Sega Saturn, que trazia os 4 jogos do Mega Drive: Sonic 1, Sonic 2, Sonic 3 e Sonic & Knuckles (estes dois últimos, em suas versões individuais).
Origins, então, funcionava como uma atualização de Jam, ao disponibilizar o Sonic 3 & Knuckles como um jogo só, e ainda o Sonic CD, além do fato de que os quatro jogos foram refeitos em widescreen.
A adição dos títulos de Game Gear faz com que Sonic Origins Plus possa rivalizar com Sonic Mega Collection Plus, que saiu para o PS2 e Xbox original trazendo os jogos de Mega Drive e parte dos títulos de Game Gear (não todos). Os títulos do portátil da Sega que ficaram de fora da Mega Collection acabaram chegando depois na Gems Collection, que trazia ainda o Sonic CD, Sonic The Fighters e Sonic R.
Em Origins Plus, não teremos Sonic The Fighters e Sonic R, mas teremos tudo do Game Gear, e tudo dos 16 bits (incluindo CD) em widescreen. Interessante, né?
Se pararmos pra pensar que um PS2 fica horrível numa TV moderna, é excelente que possamos curtir esses clássicos num console atual ou PC, de forma oficial, sem emulação. Então, pode-se dizer que Sonic Origins Plus fica sendo a coletânea definitiva do ouriço - embora, se não for sonhar demais, eu gostaria de ver os títulos de GBA numa plataforma atual, a exemplo do que foi Mega Man Battle Network Legacy Collection.
E, pra finalizar: finalmente a coletânea é física! Me incomoda esse tipo de coletânea sair apenas no meio digital. São clássicos perdidos no tempo, e que podem se perder de novo facilmente, visto que as empresas têm a horrível prática de remover esses jogos das lojas - especialmente em se tratando de Sonic, considerando a bagunça jurídica que é a disputa pelos direitos da trilha sonora de Sonic 3 & Knuckles. Então, poder enfiar essa coletânea na prateleira é a garantia de que esses jogos estarão verdadeiramente preservados.
...
A Sega é uma empresa engraçada. Ela vive de nostalgia e de suas velhas franquias, ao mesmo tempo em que raramente dá aos fãs o que eles querem - ao invés disso, prefere empurrar goela abaixo suas ideias malucas, mais ou menos como a Warner faz nos cinemas com os filmes da DC. Mas as vezes ela acerta, e Sonic Origins Plus é um acerto.
Claro, é uma sacanagem para quem já comprou o Origins normal, ter de adquirir essas novidades na forma de DLC - mas a coletânea original estava bugada e custando um rim, ninguém mandou gastar 250 conto numa coletânea problemática em mídia digital. Felizes foram os que tiveram paciência, para, agora em 2023, adquirir sua versão física e completa, numa tacada só.
E você, o que achou de Sonic Origins Plus? Comente abaixo.
Abraços a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário